Home » Blog » Dicas » Post

Você quer se conectar? Então desconecte seus eletrônicos.


Você quer se conectar? Então desconecte seus eletrônicos.

Hoje em dia todo mundo está conectado através da internet. Redes sociais, aplicativos, jogos, e-mail… você escolhe a forma de se conectar com quem está do outro lado do mundo, o que nos aproxima das pessoas, ou com quem está no outro cômodo da sua casa, o que nos afasta das pessoas.

Mas não usamos o mundo digital apenas para nos comunicar. Isso é verdade. Usamos também para nos divertir e buscar informação, o que pode ser maravilhoso!! E usamos também para passar o tempo, para preencher o vazio, para fugir de algumas situações, o que pode ser perigoso.

Quem nunca deu o celular para o filho usar na sala de espera do consultório do dentista?

Quem nunca deu o tablet para a filha usar enquanto esperam a comida no restaurante?

Quem nunca liberou o celular para os filhos durante uma viagem só para não ter que responder mais quanto tempo falta para chegar no destino?

Quem nunca liberou o vídeo game para as crianças para poder ter um tempo para si?

Quem nunca falou para o filho diminuir o tempo de uso dos eletrônicos sabendo que deveria fazer o mesmo e não consegue?

Quem nunca falou para a filha não se influenciar pela imagem de uma vida maravilhosa que as pessoas passam nas redes sociais quando ela mesma se deixa influenciar?

Quem nunca se escondeu atrás do celular para evitar conversar pessoalmente com alguém?

Provavelmente a maioria de nós já passou por essas situações.

Ao tentar facilitar nossa vida usando os eletrônicos, muitas vezes acabamos nos desconectando das pessoas mais próximas, perdendo lindas oportunidades de estar presente e fortalecer nossos laços afetivos. E nos desconectamos de nós mesmos, perdendo importantes momentos de presença, autoconhecimento e autorreflexão.

Se você se identificou com tudo isso, talvez você esteja pensando “Eu quero me desconectar um pouco do mundo virtual mas não sei por onde começar porque não consigo viver sem meus eletrônicos.” Eu sei. Eu lhe entendo. A boa notícia é que você não precisa se desconectar completamente!

Vamos ver algumas dicas:

  • Silencie as notificações do seu celular, assim você evita verificar as mensagens a cada notificação;
  • Estabeleça horários para verificar suas redes sociais;
  • Limite o tempo gasto nas redes sociais;
  • Desligue seu celular pelo menos uma hora antes de dormir;
  • Ao acordar, medite, estabeleça sua intenção para o dia, e só depois confira seus e-mails e mensagens;
  • Não use eletrônicos durante as refeições;
  • Não use seu celular enquanto conversa ou brinca com seus filhos;
  • Nos finais de semana, desligue seu celular por algumas horas.
  • Quando não tiver nada para fazer, resista à tentação de usar o celular, em vez disso, faça um exercício de respiração, perceba seu corpo, seus pensamentos e emoções, contemple a natureza, leia um livro.
  • Aos poucos você irá descobrir novas atividades que lhe trazem bem-estar e irá diminuir o tempo de uso dos eletrônicos, que na verdade, geralmente nos cansam e nos estressam.
  • Quando seu filho não tiver nada para fazer, resista à tentação de sempre dar algum eletrônico para ele se distrair, em vez disso, sugira que ele desenhe, brinque, jogue, leia um livro, ou simplesmente tenha um momento ocioso. Dos momentos de ócio nasce a criatividade nas crianças. Outra sugestão é você se juntar ao seu filho para fazerem juntos alguma atividade divertida.
  • Aos poucos seu filho também irá descobrir novas atividades que lhe trazem diversão e irá diminuir o tempo de uso dos eletrônicos.
  • Quando você for em algum evento social, ou até mesmo no seu ambiente de trabalho, procure se relacionar com as pessoas que estão ao seu redor, em vez de ficar se isolando atrás do celular. O mesmo vale para as crianças. Incentive elas a aproveitar o tempo junto com os amigos e com os colegas para conversar e brincar sem o uso do celular.

Quando você pode começar a praticar essas dicas? Agora mesmo! Desconecte-se do seu celular. Conecte-se por um minuto com você mesmo através de um exercício de respiração e veja o que acontece!

Viva o seu melhor!