Abraçando a energia do feminino em um mundo predominantemente masculino
Não é sua culpa se você estiver se sentindo sem equilíbrio. E por equilíbrio, pense na sua propensão em experienciar mais a energia do masculino do que a da sua irmã, a energia do feminino.
Aqui está o motivo. A sociedade está estabelecida e foi fundada no sistema patriarcal. Os livros de história enaltecem homens brilhantes que fizeram descobertas incríveis e mudaram o mundo, esquecendo das mulheres que também trouxeram valores incríveis. Os textos religiosos são parecidos, é difícil encontrar referência às mulheres com poder.
As palavras e as frases são predominantemente masculinas. Você é elogiado se você age como macho, mas se você se mostrar frágil, você pode ser chamado de fresco.
Incorporando a energia do masculino e do feminino
Não há nada inerentemente errado com o masculino. A verdade é que seres humanos são feitos para terem as qualidades e os atributos de ambos. Você precisa e almeja ambos. Quando em equilíbrio, ambas energias criam uma alquimia da conexão divina, abundância, saúde e alegria que são sobrenaturais.
As mulheres, particularmente as empreendedoras, estão condicionadas a ter um foco masculino mais pronunciado. A cultura americana está organizada para enfatizar e celebrar o modo masculino de viver a vida – produtividade, conquista, ação e realização.
Antes de se aprofundar no significado de abraçar e trazer de volta a energia do feminino para a restauração do equilíbrio e do bem-estar, você tem que entender o que o masculino representa.
Entendendo a energia do masculino
A energia do masculino na sua forma mais pura está associada com a tomada de ações, realização, conquista, fazer as coisas acontecerem, ser produtivo e eficiente, estabelecer e atingir objetivos, ter propósito e poder, usar energia sexual como combustível para a criar e manifestar ativamente através da ação.
O centro de energia, ou chakra, associado ao masculino é o plexo solar (localizado acima do seu umbigo).
Quando a energia do masculino está se sobressaindo, que é o que acontece hoje, o foco passa a ser na alta competitividade, na negligência das emoções, vencer a qualquer custo, passar por cima dos outros, inferiorizar os outros para se sentir superior, luta pelo poder, degradação do feminino e das mulheres em geral, ego e a mente centrada no “eu e meu” versus “eles e deles”.
Você reconhece isso? Se você for um homem lendo isso e se você foi ensinado a não expressar e a não sentir suas emoções, se você foi ensinado a ser mais lógico e a colocar de lado tudo que lhe trouxesse muitos sentimentos, se isso lhe descreve, você foi ensinado a se desconectar e a negligenciar a energia do feminino.
Talvez você seja uma mulher no mundo dos negócios que tem que navegar as águas confusas e geralmente turbulentas da cultura predominantemente masculina, se assegurando de não ser muito sentimental no trabalho ou de não se vestir de maneira permissivamente sexy ou que tem que focar nas suas crianças e nas necessidades da sua família.
Agora que você já teve a oportunidade de sentir o gostinho da energia do masculino, vamos nos aventurar na terra do sagrado feminino.
Entendendo a energia do feminino
Presumindo que você tenha o potencial e a necessidade de experienciar ambas energias, veja se você pode pegar algumas dessas ideias e incorporá-las na sua vida. É chegada a hora de despertar e sair do torpor do sistema patriarcal e lembrar que você é um ser humano feito para experimentar tanto a energia do feminino quanto a do masculino – um equilíbrio completo da sua energia, paz e bem-estar.
10 coisas para saber sobre o lado feminino do seu ser:
1 – O feminino é sobre comunidade, conexão, companheirismo e cocriação. Por exemplo, quando você brilha, você permite que os outros brilhem também. Existe espaço para que todos brilhem e irradiem, e ao apoiar um ao outro você cocria um mundo que funciona para todos. Perceba como estão seus relacionamentos, seja com seu marido, seus irmãos, seus pais ou colegas de trabalho. Você coopera? Não tem a necessidade de estar certa ou errada? Está aberta sem ser controladora?
2 – A força vem de dentro – você se permite e aproveita a quietude, a intuição, a inspiração, as emoções. Você tem fé, se permite ser guiada. A autoridade vem de dentro através da uma conexão profunda com sua essência.
3 – O feminino é um estado do ser e não do fazer. A maioria das pessoas “faz” a vida a partir de um lugar de ações forçadas. Na área do feminino você está num estado de presença e desse lugar você cria uma vida mágica. Por exemplo, se você medita de manhã e decide se conectar com amor, gentileza e compaixão. Esta maneira de ser irá lhe guiar durante o dia e lhe ajudará a manifestar interações positivas, oportunidades e conexões verdadeiras.
4 – A energia do feminino é sobre receber, permitir, ser introspectiva, alcançar sua sabedoria divina e empoderar outros.
5 – Você é encorajada a se movimentar através de todas as emoções, se movimentar fisicamente através delas e se permitir sentir, revelar, curar e se conectar com a sua própria força.
6 – Essa energia é sobre estar presente por inteiro no momento, é perceber os dons e as lições que lhe trouxeram para o presente, é encontrar graças e sabedoria no silêncio, é escutar e ser receptiva.
7 – O feminino também é sobre o prazer ser um direito natural. Você não tem que conquistar isso; tudo é digno de prazer sensual. Isso não é necessariamente apenas sobre prazer sexual. É também sobre encontrar prazer através dos cinco sentidos. O desafio é valorizar essa experiência e priorizá-la.
8 – A beleza em todas as formas é estimada no feminino, seja a beleza de uma flor, de uma árvore, da humanidade, das artes ou das coisas materiais.
9 – A prosperidade e a abundância são um direito de todos os seres. A energia do feminino é sobre compartilhar a abundância e saber que sempre haverá o suficiente para todos.
10 – O amor próprio leva para um amor maior para os outros. O feminino é sobre amar a sua verdadeira essência e ver a centelha divina no outro. Por exemplo, aqueles que praticam yoga ou meditam provavelmente usam a palavra namaste. Namaste em sânscrito quer dizer: O divino que há em mim, saúda o divino que há em você.
Como conectar-se com a sua energia feminina
- Conecte-se com a natureza: Torne a conexão com a natureza uma prática, pode ser uma caminhada em um jardim, sentar perto de flores, pisar de pés descalços na grama ou ler embaixo da sombra de uma árvore.
- Tome decisões: Quando for tomar alguma decisão, primeiro conecte-se com a energia do feminino em você. Use sua intuição e inspiração para se conectar com a sua sabedoria interior. Com qual parte do seu corpo você ressoa e se conecta quando toma uma decisão? Comece a aprender a sabedoria do seu próprio corpo e a perceber onde você sente diferente emoções e decisões.
- Comunidade: Não vá sozinha. Junte-se a uma comunidade onde haja suporte mútuo entre os participantes (pode ser um grupo on-line ou virtual, pode ser um grupo de apoio pelo celular ou presencial).
- Rituais: Crie um lugar sagrado, um altar ou um lugar especial para se aquietar e olhar para dentro de você. Passar um tempo com você mesma de manhã ou à noite onde você possa meditar ou rezar, escrever no seu diário refletir, se movimentar e dançar.
- Água: A água para cura e renovação tem sido usada nas comunidades ancestrais, religiões e práticas. Todos os seres humanos começam engolfados nas águas curadoras do útero materno. Conecte-se com essa qualidade feminina de cura tomando banhos luxuosos, demorados, com deliciosos aromas. Pode ser um banho de chuveiro, de banheira ou em uma jacuzzi onde você poderá relaxar e rejuvenescer ainda mais.
- Sensualidade e sexualidade: A energia do feminino é sobre experienciar prazer, receber, levar seu tempo para estar no momento e formar conexões profundas.
- Apreço e gratidão: Preste atenção na sua magnitude e em tudo que você possa apreciar, mesmo coisas pequenas, como a comida na sua mesa, o seu coração batendo por você, o carro que lhe levou até o seu trabalho. O que você aprecia, valoriza. A gratidão traz oportunidades de uma gratidão mais profunda. Veja sua vida ser repleta de facilidades, calma, paz e doçura.
O centro de energia, ou chakra, associado com a energia do feminino é o segundo chakra, localizado abaixo do umbigo. Este é o local para criação, sensualidade, nascimento de novas ideias e recebimento de prazer.
Para experienciar mais da energia do feminino, você pode começar com um desafio de 30 dias onde você vai se perguntar essas questões:
Como eu posso honrar a minha energia do feminino e a do masculino nessa situação ou evento?
Quais são as maneiras de eu chegar mais perto da fonte da minha energia do sagrado feminino?
Conscientemente acrescente mais energia do feminino em sua vida e experimente a totalidade que vem do equilíbrio das energias do feminino e do masculino.
Texto original de Julie Reisler