Um dos momentos mais marcantes na vida de uma mulher é quando ela descobre que está esperando um bebê.
Nesse momento uma nova história começa a ser escrita. A história daquela mãe e do seu filho. E essa história é única. É só deles.
O primeiro capítulo é o da gestação.
Na primeira fase da gestação os pensamentos da mãe focam nas perguntas como, “Será que é menino ou menina?” “Como vai se chamar?” “Será que vai ser parecido com a mãe ou com o pai?” “Qual vai ser o tema da decoração do quarto?”. Nessa fase também a mãe passa a cuidar da sua alimentação e tende a trocar as situações emocionalmente estressantes pelas mais confortantes. Por exemplo, ela deixa de assistir ao noticiário e prefere meditar ou praticar yoga.
Na fase seguinte, a mãe começa a pensar em como será o parto, se ela vai conseguir amamentar, se ela vai ser uma boa mãe, quando ela poderá voltar a trabalhar e em como fará para retomar a forma física após o nascimento do bebê.
Esses pensamentos carregados de incertezas, angústia, ansiedade, medos e preocupações são estressantes e podem ter efeitos negativos tanto para a mãe quanto para o bebê. E não somente durante a gestação mas após o parto, para a mãe e ao longo da vida, para a criança.
Por isso é muito importante que as mulheres encontrem maneiras para aliviar o estresse durante a gestação. Focar nos pensamentos positivos, conversar com o bebê, fazer práticas de visualização e meditar ajudam bastante.
Eu fiz isso nas minhas duas gestações e posso dizer que esses dois momentos da minha vida foram de plenitude.
No meu canal no youtube eu disponibilizo uma meditação que inclui todas essas práticas.
Todos os dias, dedique algum momento para se conectar com você mesma e com o bebê e tenha uma linda gestação.