Home » Blog » Dicas » Post

Reinventando o Natal


Reinventando o Natal

A celebração do Natal é um momento mágico para as crianças, elas adoram ajudar a decorar a árvore e a fazer bolachinhas decoradas. A imaginação das crianças voa longe ao imaginarem a fábrica de brinquedos do Papai Noel e os olhos delas brilham ao ver os pacotes de presentes embaixo da árvore.

Isso é encantador, mas aos poucos percebemos que essa magia vai se perdendo.

Com o tempo, para algumas pessoas o sentido religioso da data passa a ter mais valor, mas para outras pessoas o Natal pode passar a ser um momento de estresse em função da decoração da casa, das compras dos presentes, do orçamento apertado, das inúmeras celebrações com os diversos grupos de amigos e com os colegas de trabalho e também em função dos preparativos para a ceia de Natal em família.

O Natal também pode passar a ser um momento de tristeza e de muita saudade das pessoas queridas que já faleceram e das pessoas que amamos e moram longe.

Esse ano o estresse e a saudade podem ser ainda mais impactantes, afinal estamos vivendo uma pandemia e o isolamento faz parte da prevenção.

Podemos ver isso como um problema, mas também podemos ver como uma oportunidade para reinventarmos o Natal!

O sentido religioso continua o mesmo, claro.

Mas podemos transformar o estresse, em felicidade e a tristeza por causa da saudade, em amor.

Como?! Vamos ver!

Transformando o estresse em felicidade

Faça alguém feliz. Quando você faz alguém feliz você também se sente feliz e a felicidade diminui a sensação de estresse. Então coloque a intenção de fazer alguém feliz em todos os seus compromissos relacionados à celebração do Natal. Isso faz muita diferença. Por exemplo:

  • Se você não está com muito tempo ou não está no clima para decorar a árvore de Natal, mas sabe que seus filhos adoram essa tradição e ficam muito felizes em ajudar, decore a árvore com a intenção de fazer seus filhos felizes. A felicidade deles vai lhe contagiar e todo o esforço vai valer à pena.
  • Se, por um motivo ou outro, você não pode dar aquele presente que o seu filho quer, você ainda pode manter a sua intenção de fazê-lo feliz. Você pode fazer isso dando muita atenção para ele. Passem um tempo especial juntos. Deixe ele escolher a brincadeira, deixe ele lhe escolher o jogo de tabuleiro, deixe ele lhe ensinar um jogo virtual. Conversem sobre coisas que vocês gostam. Aproveitem para se conhecer mais e criar uma conexão mais profunda. No final, fale para o seu filho como você se divertiu com ele. Ele vai ficar muito feliz e você também. Sem falar que a memória desse momento será levada pra sempre.
  • Se você vive muito ocupado e acaba sempre esquecendo de apreciar as conquistas dos outros e o que as pessoas fazem, lembre da sua intenção de fazer alguém feliz, e passe a notar e a valorizar o que as outras pessoas fazem. Ser percebido e ganhar um elogio podem ser lindos presentes. Você vai se sentir muito feliz em ver a felicidade do seu filho quando você valorizar o esforço e as conquistas dele nos estudos. Você vai se sentir muito feliz em ver a felicidade do seu funcionário quando você elogiar o trabalho dele durante esse último ano.
  • Se, por falta de tempo ou outro motivo, você passou esse ano meio afastado das pessoas que você ama, mostre a elas sua afeição, mostre a elas o quão importante elas são pra você. Faça isso reservando um tempo para estar junto dessas pessoas, seja pessoalmente, se possível, ou virtualmente.
  • Se você se incomoda com o jeito de ser de alguém com quem você trabalha ou alguém com quem você convive bastante, simplesmente aceite essa pessoa como ela é. O relacionamento de vocês será mais leve. Ela se sentirá mais livre, você menos incomodado e vocês dois se sentirão mais felizes.
Transformando a tristeza por causa da saudade em amor

Acolha com amor. A tristeza por causa da saudade das pessoas queridas que já faleceram e das pessoas que amamos e moram longe costuma aumentar na época de Natal. Quando você acolhe esse sentimento com consciência ele tende a diminuir e você pode até transformá-lo em amor. Então coloque essa intenção de acolher e transformar a tristeza em amor toda vez que a saudade aparecer. Isso faz muita diferença porque evita que você se deixe consumir pela tristeza.

Por exemplo: se durante a ceia de Natal você lembrar de alguém especial que não está presente e isso lhe fizer sentir muita saudade e tristeza, acolha esses sentimentos e a lembrança dessa pessoa fazendo uma homenagem a ela, pode ser que você queira seguir alguma breve tradição dessa pessoa ou simplesmente acolhe-la em seu coração. Faça a sua homenagem com muito amor e você também sentirá esse amor. Depois disso volte para o presente e dedique sua atenção para cada pessoa e cada detalhe da celebração.

Agora é a sua vez.

Reinvente o seu Natal você também!